No principio Deus criou todas as coisas e criou o homem para viver e se relacionar com toda a obra criada (Gn 1) e pediu para que se multiplicasse, enchesse a terra (Gn 1,26).
O ser humano se descobri na relação com o Criador.
O homem/Mulher (pessoa humana) nasce para viver em comunidade porque sua origem é Deus que é uma comunidade perfeita de amor: Pai, Filho, Espírito Santo.
Constatamos que os profetas, os apóstolos, a Virgem Maria, e o próprio Cristo vivia em comunidade. As vidas estavam inseridas na comunidade, os milagres aconteciam na comunidade, os ensinamentos eram dados em comunidade.
Assim percebemos que comunidade é: lugar do encontro com Cristo, relacionamento com ele, escuta e resposta e da continuidade. A comunidade é um lugar aonde aprendemos a ser amado e também amar os outros, e é por isso o lugar de conversão e de conhecimento de quem somos – isto é fé.
Olhar e pensar a comunidade é voltar para os primórdios da Igreja – Atos 2.
É querer viver bem a Igreja;
É está unido a Cristo e dele recebemos graças para nossa vida: Sacramentos, a Eucaristia, a Palavra, os irmãos, o serviço.
A intenção de Deus sempre foi mostrar ao homem sua dignidade de filho. E Cristo ressignificou para sempre com seu amor e salvação.
Foi na comunidade que aconteceu o Pentecostes e a partir daí a Igreja se difunde.
É na comunidade que o Espírito age.
Se queremos transformar a sociedade, precisamos anunciar Jesus e para isso precisamos está inseridos na comunidade (toda a Igreja é uma comunidade:vida consagrada, paróquias, etc. Para ser moldada, viver a experiência de Cristo e evangelizar pelos diversos meios de ação apostólica que temos ou devemos ter numa comunidade.
Viver sem a comunidade e sem o serviço não constitui um seguimento a Nosso Senhor Jesus Cristo e não constitui por conseguinte uma fé, a não ser que estejamos em situação grave de doença que impossibilite a cominhar.
Enchamos o mundo de fé, vivendo nós por primeiro;
Eu preciso de fé;
Peçamos ao Senhor que nos abençoe e nos convoque, nos cure das relações e nos dê fé verdadeira.
Comunidade Católica Obra de Deus